Quais os objetivos da Logística?


Uma cadeia logística é formada na sua origem pelas indústrias de base, produtoras de matérias-primas, passando pelas indústrias de montagem, aos atacados, distribuidores, chegando até as redes de varejo, supermercados e por fim o consumidor final.

Figura do autor.

Foi-se o tempo em que as indústrias produziam e “empurravam” seus produtos ao mercado. Hoje quem “puxa” a cadeia produtiva e conseqüentemente a cadeia logística é o cliente. É o consumidor final.

Neste sentido o foco da logística deve ser mirado no cliente. O foco está em um dos principais conceitos da logística: o nível de serviço. Defendo aqui a incessante necessidade de buscar a melhoria contínua do nível de serviço prestado ao cliente. Assim, resumo a logística em dois principais e fortes objetivos: 1) reduzir custos e 2) agregar valor.

Discutir logística é discutir custos. Falar em logística é falar em despesas. As empresas, na sua maioria, encaram a logística como uma máquina de produzir custos. Assim, como uma ferramenta capaz de otimizar movimentações, balancear estoques e buscar operações de transportes mais eficientes.

E quando não conseguimos reduzir custos? Então devemos agregar valor!

Veja os detalhes e o aprofundamento navegando no Blog.

About these ads

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s