O fluxo de materiais e o fluxo de informações na Logística


Por Marco Medameda@protusbr.com

Fluxo de Materiais e Informações (MEDA, 2010)

Gerenciar o moderno conceito de logística é gerenciar basicamente dois fluxos: o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações. De nada adianta realizarmos uma logística de movimentação e armazenagem garantindo que o produto encontra-se estocado no almoxarifado, mas eu não tenho a informação de onde ele está? De nada adianta “soltar” a carga, colocando o caminhão na estrada, e quando sou questionado pelo meu cliente da localização de onde está a carga ou caminhão, eu precise ligar para o celular do motorista para obter tal informação.

O fluxo físico de materiais agrega valor. É ele que coloca o produto no lugar certo, na hora certa, na quantidade correta solicitada pelo cliente. Este fluxo deve estar em perfeita sintonia com o fluxo de informações, uma vez que o fluxo físico de materiais agrega valor de informação com esta integração.

Números, dados, indicadores são informações preciosas no fluxo logístico o qual denota um processo claro e desenhado, bem como um controle das operações, eliminando nos processos tudo o que não agrega valor ao cliente e enfim buscando oportunidades de redução de custos logísticos.

Somente com um controle apurado de informações sobre os meus processos logísticos, bem como minhas atividades operacionais é que somos capazes de buscar oportunidades de reduzir custos logísticos, portanto precisamos encontrar onde estão nossos problemas operacionais logísticos.

About these ads

Uma resposta em “O fluxo de materiais e o fluxo de informações na Logística

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s